Micrografia por meio de folha de acetato
A utilização de folha de acetato é a forma mais difundida para a obtenção de micrografias e macrografias, as folhas ou a fita de acetato de celulose proporcionam um meio rápido e conveniente de replicar superfícies, particularmente em objetos grandes que não podem ser seccionados.
As folhas ou a fita de acetato de celulose amolecem em contato acetona PA, permitindo que eles sejam aplicados em superfícies que foram pré-molhadas com acetona, então a réplica pode ser removida quando seca. Para detalhes finos, as réplicas positivas podem ser feitas por revestimento da superfície com carbono e depois dissolver a folha de acetato com acetona. As réplicas de carbono podem então ser examinadas no TEM. Alternativamente, a superfície replicada pode ser coberta com um revestimento condutor e examinada por SEM como uma réplica negativa.
Existem algumas técnicas para a fixação da folha de acetato depois de seca a uma lâmina de vidro ou de plástico para posterior exame metalográfico, a mais comum é o uso de uma fita dupla face plástica, conforme foto abaixo:
As folhas podem ser encontradas comas seguintes especificações: 35um, 50um, 75um, 180um, e com as seguintes dimensões 150 mm x 100 mm, e podem ser cortadas conforme o tamanho da amostra a ser replicada, propiciando uma melhor economia e aproveitamento.